-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nigel Young
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Foster + Partners concluiu recentemente a nova sede do Banco Nacional do Kuwait. Localizada em um local de destaque na cidade do Kuwait, o arranha-céu de 300 metros tem uma presença distinta entre os edifícios de Sharq, um distrito financeiro da cidade que cresce rapidamente. O novo edifício reúne todos os funcionários corporativos do banco sob o mesmo teto, promovendo a sinergia e aumentando o bem-estar da equipe. O projeto combina características sustentáveis e inovação estrutural, proporcionando uma forma passiva e com eficiência energética, protegendo os escritórios do clima extremo do Kuwait.
A fachada curva voltada para o norte revela vistas panorâmicas do Golfo Pérsico. Uma série de aletas de concreto ao longo do caminho do sol estende a altura total da torre, fornecendo suporte estrutural e contribuindo para a estratégia ambiental por meio de sombreamento. Ao afunilar as lajes conforme mais perto do térreo, o projeto maximiza o espaço no piso nos níveis superiores e possibilita que as lajes superiores sombreiem os escritórios abaixo dela. Utilizando de medidas passivas e ativas para reduzir o consumo de água, o uso de energia é minimizado e a qualidade do ar interno, melhorada.
A forma distinta da torre cria pisos maiores em direção ao topo, oferecendo vistas amplas para um número maior de pessoas. Sessenta e três andares têm saguões, proporcionando espaços de encontro e de reuniões para os funcionários. Ao entrar no edifício, um saguão com 18 metros de pé-direito convida os funcionários e visitantes a entrar. O 18º andar possui restaurante de pé-direito duplo, o 19º andar conta com uma academia de última geração. O 38º andar, por sua vez, comporta um salão de festas e um auditório. Deste mesmo andar, tem-se vistas panorâmicas da baía e da cidade. Estas áreas comuns são complementadas pelo clube do presidente, no volume elevado no vértice da torre, iluminado por uma clarabóia distinta que traça um arco no espaço.
A estratégia inovadora de elevador duplo minimiza o tamanho dos núcleos estruturais para aumentar a área útil líquida de cada pavimento. Os interiores do projeto também foram projetados com móveis e iluminação sob medida. A sala de reuniões apresenta luzes pendentes, muito elegantes, feitas de vidro soprado. Essa peça, que foi projetada pela equipe de design industrial do escritório, forma um volume semelhante a uma nuvem que paira acima de uma grande mesa de 13 metros.